• +55 (51) 9 9100.0075
  • +55 (51) 3279.2779

Entenda a relaçao: Sexta-Feira e Gatos Pretos

A cegonha bateu na nossa porta – 28/09/2017
setembro 28, 2017
Filhotes da Donna – Lindos disponiveis para reserva
outubro 25, 2017

Quem nunca ouviu falar sobre as crenças e superstições seculares que envolvem um gato preto? Parece que foi incorporado em nosso subconsciente, o mito que se um gato preto cruzar o nosso caminho é indicação de má sorte. Alguns podem até ter a sensação de um mau agouro.

É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos gatos pretos, que ainda  são considerados como um dos símbolos da sexta-feira 13.

A história do gato preto é de longa data. Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos, por seus hábitos noturnos e também pela cor negra (geralmente associado às trevas, magia negra e ao diabo) eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar.

No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabaram sendo queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.

No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são considerados invocadores de grande sorte.

Os antigos egípcios reverenciavam todos os gatos, pretos ou não, e lá havia a crença de que um gato preto cruzar seu caminho traz boa sorte.

Na Pérsia antiga, por exemplo, havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, era a mesma coisa que maltratar um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra.

Na Inglaterra, ter um gato preto é sorte mas, o contrário, se ele cruzar o seu caminho. No entanto, se um gato preto aproximar-se ou aparecer a frente da sua casa, pode esperar que boas coisas estão vindo.

Lamentavelmente na nossa sociedade, algumas pessoas realmente acreditam que gatos pretos possam trazer “má sorte” se cruzarem seu caminho em uma sexta-feira 13. Nesta data, há um alto risco de vida para os gatinhos. Não há estatísticas mas sabe-se que o número de gatos eliminados e maltratados é enorme. Outros são sequestrados ou até “adotados” para serem usados em rituais pagãos.

Os gatinhos pretos têm mesmo um alto risco de se tornarem vítimas da superstição. Aos donos de gatos, é melhor manter o seu gatinho em casa.

Os comentários estão encerrados.

.