•  +55 (51) 9 9100.0075
  • +55 (51) 3279.2779

Fios Elétricos

Toxoplasmose – a culpa não é do gato!
julho 20, 2017
RW TGC CatsIndoor Malévola
agosto 21, 2017

Como Evitar que seu Gato Mastigue os Fios Elétricos e de Carregadores

Todo dono de gato sabe que todo gato sem sua personalidade individual. Cada gato tem suas próprias peculiaridades e qualidades.

De longe, uma das peculiaridades mais desafiadoras é a tendência de alguns felinos a morderem, mastigarem, ou mexerem em fios – especialmente os fios finos que ficam ligados em equipamentos eletrônicos modernos.

Prevenir isso é um desafio que requer tanto criatividade, quanto determinação. Mastigar e morder não apenas danifica os fios, mas podem acabar machucando seu gato terrivelmente, através de um choque elétrico, ou um engasgo com o fio. Então, assim como um pai precisa deixar sua casa à prova de crianças para os seus filhos, o dono de um gato precisa ficar alerta para deixar sua casa à prova de gatos. Neste artigo, iremos mostrar a você diversas sugestões úteis para que você impeça que seu gato mastique fios e outros itens eletrônicos na sua casa.

1 – Descubra onde os perigos elétricos da sua casa estão.

Cada item elétrico que estiver ao alcance do gato é um perigo em potencial, assim como são os itens os quais os gatos podem alcançar e pular neles. Alguns itens que você deve ficar atento são: fios de eletrodomésticos, fios do computador e impressoras, fios usados temporariamente para coisas como luzes de Natal, fios em locais que você não pode alcançar, mas seu gato pode (por exemplo, atrás de objetos pesados, como geladeiras, freezers, aquecedores e televisões) e todas as tomadas elétricas.

  • As partes mais vulneráveis do fio são onde o fio se une ao plugue ou ao eletrodoméstico. Estas partes não são facilmente protegidas por kits de proteção de fios. Mantenha os espaços entre qualquer proteção do fio e os pontos de terminação o mínimo possível. Verifique-os regularmente.
  • Se o espaço entre o eletrodoméstico como uma geladeira ou um freezer for grande o suficiente para um gato passar, então você precisa tomar as providências necessárias para proteger o fio elétrico ou tomada em questão.

2 – Verifique o número de eletrodomésticos ligados nas tomadas e quão distantes eles estão uns dos outros. 

Não sobrecarregue suas tomadas. Além de qualquer dano que seu gato possa causar a eles, uma carga muito alta aos circuitos pode causar um curto no sistema ou até mesmo incêndios elétricos e apresentar assim um perigo geral à segurança da casa. É importante manter os fios tão próximos da tomada quanto possível para prevenir tropeções tanto de humanos, quanto de felinos, para evitar deixar um fio enrolado, mais parecido com uma cobra, que é uma tentação para o seu gato e para prevenir que os fios se enrolem.

  • Determine os tipos de fios que estão ligados às tomadas. Pode ser útil unir um grupo de fios. De forma geral, quanto mais finos os fios forem, mais os seus gatos irão gostar deles.
  • Veja quais fios são mais ou menos ligados permanentemente à tomada e quais fios você costuma mover de uma tomada para outra. Os cabos do notebook são muito tentadores para os gatos porque são pequenos e balançam a medida que você trabalha com seu notebook em todos os locais da casa, transformando eles em pequenos “brinquedos” soltos no ar.
  • Mantenha a distância entre a tomada e os cabos dos eletrodomésticos a menor possível.

3 – Desligue quaisquer eletrodomésticos desnecessários e guarde-os em um local seguro e livre de gatos até que você precise usá-los novamente.

 Quando necessário, não os deixe descuidados, ou confine o seu uso a locais seguros e livres de gatos. Não há porque deixar por aí os eletrodomésticos que não estão sendo usados, pois eles irão apenas juntar poeira e ocupar espaço, quando eles poderiam muito bem estar organizadamente guardados, sem nenhuma marca de mastigado e livres de pó.

4 – Reorganize seus móveis para fornecerem uma proteção para fios pendurados ou fios que costumam se mexer.

Bloqueie a base e/ou parte de trás de mesas e estantes que tenham um espaço entre o chão e a parte de trás da unidade ou da parede e a parte de trás da unidade. Lembre-se que os gatos podem se esgueirar em aberturas menores que o seu punho, dependendo do tamanho do seu gato. Seu gato também pode mover objetos que não estejam presos firmemente ou que não sejam pesados. Esconda o máximo de fios possível do seu gato. Limpe quaisquer cabos desnecessários e guarde-os em um local seguro e livre de gatos.

  • Considere usar a tecnologia sem fio sempre que possível, confinando os cabos dos transmissores a áreas protegidas ou livres de gatos.

5 – Proteja tomadas e fios expostos.

Há várias formas de proteger fios e tomadas expostos onde não é possível esconder os fios, guardá-los ou amarrá-los. Eis algumas sugestões para fazer isso:

  • Junte com fita todos os fios que estão soltos para que eles não fiquem balançando. É o balanço que atrai o gato; assim que você tivé-los colado com fita à perna da mesa ou à parede, o fio fica disfarçado e deixa de ser uma atração para o gato. Você também pode comprar fitas de velcro ou clips especiais para prender fios e prendê-los em outro objeto.
  • Deixe os fios com gosto ruim. Borrife ou passe algo nos fios que os deixe com um gosto ruim para o gato. Há produtos comerciais e soluções caseiras. Se você quiser fazer a sua própria, considere usar coisas como molho de pimenta; óleo de lavanda; pasta de vinagre; alho, pimenta caiena, ou óleo de pimenta, etc. Algumas pessoas usam pomadas esportivas (aquelas com muito mentol). Certifique-se de deixar a substância aplicada secar completamente antes de colocar o fio novamente. Você precisará reaplicar as soluções caseiras periodicamente. Evite usar qualquer coisa salgada, porque os gatos adoram lamber sal.
  • Cubra os fios com algo sólido que impeça que o animal os mastigue.
  • Cubra os fios com fita. Esta fita pode ser comprada em lojas especializadas e é fácil de colocá-la nos fios. Os gatos não gostam de gostos alcalinos em sua boca e vão evitar mastigar qualquer coisa que esteja coberta com esta fita. Uma nota de precaução entretanto, já que alguns gatos gostam de mastigar o alumínio porque faz um som similar ao de alguns brinquedos encontrados em pet shops.
  • Cubra os fios com fita dupla face. Os gatos odeiam qualquer coisa grudenta e não irão tocar na fita. O problema deste método é que é grudento e, portanto, difícil e também vai coletar muito pelo por você.
  • Faça seu próprio kit de proteção usando papelão ou fios de borracha e fita isolante. Não é necessariamente mais barato que usar um kit profissional, nem consome menos tempo, então pese as coisas primeiro.
  • Faça seus próprios protetores de plug para cobrir os pontos de terminação dos fios usando o material da caixa de ovos e fita isolante.
  • Pendure ou enrole fios de telefone soltos. Eles são tão convidativos quanto outros fios.

6 – Use o barulho ou aja rapidamente para deter seu gato.

Há várias coisas que você pode fazer se você pegar seu gato no ato. Gritar um alto e sonoro “NÃO” ou bater palmas cada vez que o gato se aproximar de um fio é uma possibilidade. Outra é manter uma arminha de água por perto para esguichá-la sempre que o gato se aproximar de locais que você não quer que ele chegue perto. É óbvio que você deve tomar cuidado para não acertar nenhum equipamento eletrônico com a água. Ou, se o gato está mastigando o fio, se aproxime sorrateiramente e jogue nele algum objeto leve e inofensivo, ou gentilmente empurre o gato (com pouquíssima força e não faça isso se for um filhote), de preferência enquanto briga com ele.

  • Se você conseguir encontrar um brinquedo detector de movimento que faz um barulho assim que detecta movimentação (por exemplo, um sapo que coacha), considere colocá-lo estrategicamente para disparar cada vez que o gato se aproximar de fios vulneráveis, como aqueles que ficam embaixo da mesa do computador. O som precisará ser alto e repentino o suficiente para assustar o seu gato e mesmo assim haverá uma chance dele se acostumar e ignorar.

7 – Encontre distrações.

Mastigar fios pode ser um sinal de tédio, um sinal de prática de caça, ou apenas uma necessidade de brincar. Há coisas ótimas que você pode fazer para distrair o seu gato com coisas mais interessantes do que mastigar a parafernalha elétrica da sua casa:

  • Dê ao seu gato grama para gato de aveia ou trigo. Muitos gatos têm a necessidade de mastigar grama e sem grama, a próxima coisa mais próxima são fios e cabos. A grama para gato está disponível em pet shops e na internet e você pode comprar sementes de aveia e trigo e plantá-las em um potezinho com um pouco de terra. Você pode cavar uma pequena muda no quintal que não esteja tratada com pesticidas ou herbicidas. Certifique-se de que a muda contenha folhas de grama e não sementes. Coloque a muda num pequeno vaso no chão e deixe que o gato mastigue nele. Coloque a muda de volta no lugar quando o gato tiver terminado de mastigar a grama. Repita frequentemente, quando necessário.
  • Dê ao seu gato vários brinquedos divertidos para gatos. Quando os gatos mastigam os fios, eles geralmente estão procurando criar pequenos brinquedos para eles. Fios pequenos escorregam facilmente no chão quando movidos por uma patinha peluda. Você pode tentar distrair o seu gato com um tipo diferente de brinquedo. Apenas tenha certeza de evitar qualquer brinquedo que incentive que ele continue mastigando os fios (como brinquedos que são parecidos com fios, como linhas, lã, etc).

8 – Mantenha o gato longe quando os fios estiverem balançando.

Há atividades em que o movimento dos fios é inevitável e é provavelmente melhor deixar seu gato trancado em um quarto ou espaço enquanto você usa os eletrodomésticos, do que correr o risco dele mastigar o fio e vocês levarem um choque, bem como o risco de um objeto pesado cair em cima do seu gato se ele puxar demais o fio. Quando estiver fazendo atividades como passar roupas, aspirar o pó e até mesmo usar o notebook fora do seu local padrão, considere manter o seu gatinho longe. É óbvio que, com alguns objetos, o som produzido por eles será o suficiente para assustar o seu gato, mas tenha em mente que ele pode voltar e mastigar o fio quando você não estiver usando o objeto e estiver distraído com outra coisa.

 Dicas

  • Gatos odeio coisas cítricas, então, se você cobrir seus fios com um pouco de suco de limão, isso irá resolver o seu problema!
  • Enrole seu fio e coloque-o em uma bolsinha hermética, assim, você pode usar uma garrafinha de ar comprimido de cabeça para baixo para “umedecer” seu cabo com o líquido. A maioria das garrafas de ar comprimido contêm um ingrediente amargo para evitar que as crianças o cheirem para ficar alteradas e esse negócio tem um gosto horrível. Deixe seu gato provar isso e essa deve ser provavelmente a última vez que ele irá mastigar o fio.
  • Se estiver usando odores como uma forma de deter o seu gato, pode ser o caso de tentativa e erro para ver o que funciona ou não com ele.
  • Fácil. Pegue um pano de prato, molhe ele e coloque um pouco de sabão. Espalhe pelo pano. Em seguida, passe os fios no pano, certificando-se de passar o pano ensaboado em todo o fio. O seu gato não vai mais mastigá-lo!
  • Uma opção barata é usar um simples canudo. Colocá-los em diversos cômodos vai tanto dar ao gato algo para mastigar, quanto para brincar.
  • Se você encapar os seus fios com uma substância atóxica que o seu gato não gosta do cheiro ou do gosto, proteja seus móveis, paredes, chão e tapetes certificando-se de qualquer que seja a substância que você use mantenha sua potência quando seco, enquanto ao mesmo tempo não mancha nada.
  • Opcionalmente, você pode querer simplesmente confinar seu gato em um local livre de fios quando você não estiver em casa, ou quando não poder prestar atenção nele (embora esse método não seja altamente recomendável. É extremamente difícil encurralar um gato).
  • Se seu gato gostar mais de um tipo de fio do que de outro (por exemplo, ele costuma morder mais os fios finos de carregadores ao invés de fios mais grossos, como os do computador), considere simplesmente remover estes tipos de fios do ambiente do gato guardando-os em um espaço livre de gatos da sua casa, ou apartamento (como um quarto de hóspedes ou escritório).
Avisos
  • Verifique o estado dos seus fios regularmente. Os gatos são pequenos, espertos e persistentes. Eles podem causar danos ao fio sem mesmo cortá-los. Um fio danificado pode causar incêndios. Substitua ou conserte quaisquer fios danificados imediatamente.
  • Além dos fios e cabos, mantenha, linhas, barbantes e elásticos longe do seu gato. Eles não apenas incentivam o mesmo comportamento, mas também podem ser fatais para o seu amiguinho peludo se forem engolidos. Eles podem ficar presos no seu intestino e causar problemas médicos sérios. Se você suspeita que seu gato possa ter engolido um fio, você pode levá-lo para um veterinário, só por segurança.
  • Se gato engoliu qualquer pedaço de fio, vá diretamente para o veterinário; estes pedaços de fio podem ficar alojados no intestino do gato e causar problemas.

Materiais Necessários

  • Kits de proteção de fios e cabos
  • Brinquedos para distração
  • Líquidos ou pastas para fios atóxicas
  • Grama para gato

Sobre o Artigo

Os comentários estão encerrados.